- Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
- Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
- Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
- De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.
- E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. )
- De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
- Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
- E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
- Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
- Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
- Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
- Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
- A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
- Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
- Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
- Em seus caminhos há destruição e miséria;
- E não conheceram o caminho da paz.
- Não há temor de Deus diante de seus olhos.
- Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
- Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
- Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
- Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
- Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
- Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
- Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
- Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
- Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
- É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
- Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
- Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Palavra do Dia : Romanos 3:1-31
Romanos 3:1-31
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